A assustadora história da medicina - Radovan Karadžić o psiquiatra genocida
Há muito tempo atrás, quando estava nos primeiros anos do curso de medicina, li um livro chamado "A Assustadora História da Medicina", de Richard Gordon. O livro é divertido e engraçado, e conta uma outra história da arte de Hipócrates: a dos cirurgiões barbeiros que tinham o avental imundo (pois quanto mais sujo o avental, mais prestigioso o cirurgião), a dos péssimos médicos escritores (Richard Gordon acredita que é a sina da Medicina produzir bons terapeutas mas péssimos cronistas-liristas-contistas-poetas) entre outros. Meu capítulo preferido era dedicado aos médicos psicopatas...e é incrível como eles conseguiam ser maus.
Mas recentemente, lendo sobre a história da guerra da Bósnia, acredito que nem mesmo Richard Gordon conseguiria fazer humor com o tópico. Porque no final (para minha surpresa), a mente por trás de tudo era a de um Psiquiatra.
Radovan Karadžić
Enquanto na história da medicina, nós tivemos açogueiros que evoluíram durante a Idade Média para médicos, em pleno século 20 Radovan Karadžić é um médico que virou açogueiro.
Para saber mais visite:
Radovan Karadžić na Wikipedia (em Inglês)
A Assustadora História da Medicina para comprar:
Buscapé
Livraria Sapiens
Ediouro
Radovan Karadžić
Radovan Karadžić nasceu em Petnjica em Montenegro, na antiga Iugoslávia. Em 1960 Karadžić mudou-se para Sarajevo para seguir seus estudos em psiquiatria na Escola Universitária de Medicina de Sarajevo. Ele estudou transtornos neuróticos e depressão no Hospital Næstved na Dinamarca em 1970 e passou um ano em 1974 na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para prosseguir com seus estudos.
Após retornar à Iugoslávia, ele trabalhou no Hospital do Kosovo e se tornou poeta, caindo sobre a influência do escritor Dobrica Ćosić que o encorajou a seguir carreira política.
O julgamento de Karadžić deveria começar hoje (mas foi cancelado de última hora) e ele deverá responder por numerosos crimes de guerra cometidos contra não-Sérvios em seu papel como Comandante Supreno das forças armadas Bósnias e Sérvias e como Presidente do Conselho de Segurança Nacional da República Sérvia.
Karadžić é acusado de ser a autoridade responsável pela morte de mais de 7500 mulçumanos e sob suas ordens as forças sérvias iniciaram o Cerco a Sarajevo e realizaram diversos massacres por toda Bósnia. Dezenas de milhares de não-sérvios foram assassinados, centenas de milhares foram expulsos de suas casas e milhares foram aprisionados em campos de concentração (A beira do século 21!!).
Após notar que seria preso, Karadžić fugiu e ficou 10 anos desaparecido, se tornando uma espécie de herói para o povo Sérvio. Enquanto esteve foragido, Karadžić deu palestras para centenas de pessoas (que não o reconheceram) sobre medicina alternativa e até mesmo tinha seu próprio site na internet, no qual oferecia assistência no tratamento de problemas e transtornos sexuais utilizando Energia Quantum Humana. Ele se dizia um dos mais proeminentes experts no campo da medicina alternativa, bioenergia e dieta macrobiótica.
Radovan Karadžić em Janeiro de 2008, em uma conferência médica em Belgrado, se passando por Dr. Dragan David Dabić.
Para saber mais visite:
Radovan Karadžić na Wikipedia (em Inglês)
A Assustadora História da Medicina para comprar:
Buscapé
Livraria Sapiens
Ediouro
Marcadores: anti-social, psiquiatria na midia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial